Miopia pura


Paulo Nassar
De S?o Paulo

O Congresso Mega Brasil de Comunica??o 2011 reuniu recentemente, em S?o Paulo, mais de 500 comunicadores. Em uma das confer?ncias - "A explos?o das fronteiras (invis?veis) da comunica??o e seu impacto nas estrat?gias corporativas" - debateram-se as transforma??es sociais e tecnol?gicas que atingem a comunica??o, o trabalho, o perfil dos comunicadores das empresas e institui??es e provocam mudan?as em como as empresas e as institui??es se relacionam com consumidores, empregados, comunidades e organiza??es n?o-governamentais, entre outros p?blicos.

O desafio proposto pelo Congresso mostrou que a democracia e as novas tecnologias digitais - cada dia mais acess?veis - provocam nas empresas e institui??es um questionamento: sobre a validade da separa??o conceitual da comunica??o, aquela feita no ?mbito organizacional e aquela feita na sociedade de forma abrangente. Argumenta-se que a circula??o informacional, que ocorre na sociedade contempor?nea, cria um processo comunicacional compartilhado por todos, dentro ou fora da empresa. E por isso, se a empresa ou institui??o quer se comunicar com efic?cia, seus processos comunicacionais devem se ajustar aos ambientes t?cnicos, ?ticos e est?ticos da sociedade. Neste ambiente, perdem o sentido e a sustenta??o te?rica e pr?tica as denomina??es comunica??o organizacional, empresarial, integrada, mercadol?gica, corporativa, entre outras conhecidas, que definem territ?rios e pr?ticas, que tinham algum significado na sociedade industrial, mais lenta nas transforma??es pol?ticas, econ?micas e tecnol?gicas.

Uma comunica??o sem fronteiras

O tr?nsito da informa??o no mundo, o direito de falar e questionar assegurado a empregados e comunidades - antes considerados objetos passivos da comunica??o persuasiva da administra??o - mais o poder das redes sociais integradas por esses p?blicos, tiraram das empresas, institui??es e de seus dirigentes a centralidade e o poder de controlar o processo comunicativo e relacional. Agora, todos se comunicam e tudo o que fazem ? comunica??o, independentemente da posi??o que ocupam na hierarquia ou do que produzem. A empresa e a institui??o s?o mais um dos protagonistas sociais em rede.

O ambiente social e produtivo, agora, ? um s?. E neles todos se relacionam, dialogam em hierarquias atenuadas. O comunicador perdeu o lugar tradicional de trabalho e de fala. A origem de quem ? respons?vel pela comunica??o nas empresas e institui??es ? diversificada e n?o tradicional. Por isso, diante de novas m?dias, novos produtores de conte?do e do ambiente de mudan?as e incertezas, s? sobrevive o profissional culto.

Os temas tratados pelos neg?cios e institui??es tamb?m ajudam a esfarelar a id?ia de comunica??o organizacional para um conceito mais abrangente de comunica??o em organiza??es. ? um conceito radical que n?o enquadra mais a comunica??o de assuntos importantes, que interessam toda a sociedade e sempre provocam muita controv?rsia e in?meros pontos de vista, a partir do balizamento das linhas de produ??o e das estrat?gias administrativas. A comunica??o organizacional n?o explica o mundo de riscos representados pelas regula??es de Estado, terrorismo, fome, crimes e desastres ambientais, homofobia, corrup??o, medos, acelera??o e tirania do presente, identidades e alteridades... A ci?ncia da comunica??o anal?gica e digital ? constitu?da de um pensamento mais do que suficiente para dar significado para os processos comunicacionais, que acontecem no territ?rio que juntou empresa, institui??o e sociedade. Comunica??o Organizacional n?o ? uma nova ci?ncia aut?noma. No m?ximo, ? um metasistema, que tem sua identidade definida em suas rela??es com a Administra??o, a Psicologia, as Ci?ncias Sociais, a Antropologia, a Pol?tica, a Hist?ria, a Filosofia. A Comunica??o Organizacional tem um arsenal te?rico capenga. ? uma reciclagem e resignifica??o pobre das in?meras teorias da Comunica??o. A comunica??o organizacional atual ? a miopia das rela??es p?blicas e do marketing. Caso seja necess?rio beber em alguma fonte, que seja nas fontes de ?gua pura e de mesti?agem relacional e comunicacional.

Paulo Nassar ? professor da Escola de Comunica??es e Artes, da Universidade de S?o Paulo (ECA-USP). Diretor-presidente da Associa??o Brasileira de Comunica??o Empresarial (ABERJE). Autor de in?meros livros, entre eles O que ? Comunica??o Empresarial, A Comunica??o da Pequena Empresa, e Tudo ? Comunica??o.

Fale com Paulo Nassar: paulo_nassar@terra.com.br

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