Com baixo or?amento, Glauber Rocha fez cl?ssicos do cinema brasileiro. E ? dele que veio a m?xima: "Uma c?mera na m?o e uma ideia na cabe?a". Mais de 70 anos depois, o grupo curitibano "A Banda mais bonita da Cidade" seguiu ? risca o lema do Cinema Novo e os resultados foram 3 milh?es de reprodu??es - durante uma semana e dois dias -, em um canal de compartilhamento de v?deos, do clipe "Ora??o", m?sica de Leo Fressato.

"? um clipe sem custo", define o compositor, que relata para Terra Magazine como foi o processo de produ??o, tanto da m?sica, quanto do clipe:
- As pessoas que foram gastaram as suas gasolinas, comidas e suores. Foi isso. (...) Chamaram os amigos m?sicos e pediram: "quem puder traz seus computadores e seu material, microfones e tal...". Cada um levou o que tinha e assim produzimos o v?deo, que na verdade era apenas um registro. A ideia n?o era ser um clipe, mas um registro pra gente ter, mostrar para os amigos, material de trabalho... - relata o compositor formado em Artes C?nicas na Faculdade de Artes do Paran? (FAP).
Ao comentar as par?dias feitas do clipe e publicadas no Youtube, Fressato diz ter "adorado" e revela: "N?s fomos os primeiros a nos parodiar". Ele postou na internet um v?deo dele e mais uma cantora rezando o "Pai Nosso", em analogia ao tema da m?sica original.(Confira aqui a auto-par?dia da dupla)
Al?m da repercuss?o nacional, a banda foi digna de destaque na internacional. J? figuraram nas p?ginas de di?rios como o Clar?n (Argentina), Corriere della Sera (It?lia) e Washington Post (Estados Unidos). Sucesso instant?neao, gra?as ? internet, a banda pretende desenvolver novos trabalhos em breve, al?m de surfar nessa boa mar? provocada pela can??o que virou hit em menos de uma semana.
Confira abaixo a entrevista com o compositor Leo Fressato. Nela, ele revela que "Ora??o" nasceu de uma frustra??o amorosa, comenta o cen?rio musical nacional e explica como faz sua m?sica dialogar com a dramaturgia.
Terra Magazine - Esperavam essa repercuss?o?
Leo Fressato - A gente esperava um burburinho. Mas pequeno. Tinham v?rias pessoas no clipe, ent?o elas passariam o v?deo adiante. A gente sabia que teria v?rias visualiza??es, dentro daquele v?deo tem v?rias bandas de Curitiba juntas. Mas nunca pensamos que seria desta forma.
Qual foi o maior retorno?
Por ora, poder mostrar o trabalho, tanto eu, enquanto compositor, tanto a Banda Mais Bonita da Cidade... todos fazem trabalhos s?rios de pesquisa em m?sica e que est?o sendo executados h? anos. O principal ? abrir Curitiba, que tem uma fama de ter pouca cultura local e, talvez por isso, tenha muita pesquisa de linguagem. Essa galera que est? produzindo m?sica aqui dificilmente aparece em n?vel nacional. Acho que agora, um dos maiores ganhos ? cultural, mostrar Curitiba.
Quanto custou esse clipe?
? um clipe sem custo. As pessoas que foram gastaram as suas gasolinas, comidas e suores. Foi isso. Convidamos amigos assim: "Olha, tem essa m?sica do Leo, ele sempre canta no show com galera, e j? que a gente vai gravar, quer?amos filmar com galera". Chamaram os amigos m?sicos e pediram: "Quem puder traz seus computadores e seu material, microfones e tal...". Pronto, foi isso. Cada um levou o que tinha, com a c?mera, com o steadicam (um equipamento para estabilizar a c?mera, dando a impress?o de que ela flutua), e assim produzimos o v?deo, que, na verdade, era apenas um registro. A ideia n?o era ser um clipe, mas um registro pra gente ter, mostrar para os amigos, material de trabalho. Colocamos na internet e, de repente, em uma semana e dois dias, tivemos 3 milh?es de acessos.
Est? escrito no v?deo que a banda adora Beirut. O que mais influencia o grupo?
A banda repagina as m?sicas dos cantores paranaenses, esse ? o trabalho de pesquisa deles. Mas tem outras influ?ncias assim como Beirut, tem Belle and Sebastian, v?rias bandas indies, outras de MPB. Eu tenho mais influ?ncia da MPB, tanto como compositor quanto como int?rprete.
Qual ? a sua forma??o?
Formado em Artes C?nicas pela Faculdade de Artes do Paran? (FAP). Nesse momento, fa?o algumas coisas com a banda e outras individualmente com a Ana Larousse, ela, no viol?o e eu, na performance vocal e c?nica. Acho que essa ? a grande gra?a, ser extremamente dramat?rgico.
O que achou das par?dias?
Eu adoro. Eu fa?o par?dia de m?sicas de todos os compositores da banda. Inclusive, a primeira par?dia de "Ora??o" foi postado no YouTube por mim e pela Ana, uma semana antes da m?sica ser liberada na internet. Eles estavam demorando pra liberar o material, a? eu falei que, como compositor, eu iria liberar sem a Banda Mais Bonita autorizar. A?, eu liberei esse v?deo falso, com a gente rezando o Pai Nosso. (Confira aqui a auto-par?dia da dupla).
Acho que as par?dias mostraram que a m?sica chegou at? as pessoas e as afetarem de uma forma que as incentivou a fazer alguma coisa. Se n?o tivessem feito nada, a? sim, eu teria ficado triste como artista.
O que acha do cen?rio musical brasileiro?
S? se fala de amor em alguns estilos musicais. Ningu?m mais fala de temas para outros grupos. De certa forma, a gente alcan?ou de crian?as a velhinhos. Tem alguns caras do sertanejo falando de amor, mas ? uma coisa mais jovem, os caras do emocore tamb?m falam sobre amor, mas para adolescente. Acho que falta alguns grupos serem atingidos. E, de certa forma, creio que conseguimos fazer um pouco disso talvez...
Qual foi a inspira??o da m?sica "Ora??o"?
Eu tinha feito uma m?sica - anterior a ela " muito rancorosa: "Para um antigo amor". ? uma m?sica linda, mas super dram?tica, super do?da. Passados uns 15 dias, eu pensei que o ?nico jeito de salvar o meu cora??o daquela dor era me livrar de n?o querer mais "te matar com a can??o", mas "salvar seu cora??o". Por conta disso, eu fiz "Ora??o". Foi uma frustra??o amorosa de fato, mas eu sou muito rom?ntico. Algumas pessoas falam que "Ora??o" parece comercial de Margarina. Eu n?o acho, embora o clipe seja um pouco isso, ele representa essa utopia que ? salvar o cora??o. Para mim ? bem triste, no momento em que eu fiz a m?sica, h? dois anos, era bem dif?cil, na verdade...