A vers�o como problema


Francisco Viana
De S?o Paulo

O gestor de crises, se este ? um nome apropriado, n?o pode ceder ? tenta??es da estrat?gia ideal: em lugar da certeza narc?sica de que cabe a ele determinar a hora que as crises terminam, precisa examinar a fragilidade das suas certezas ?e enfatizar as d?vidas. No caso Palocci, a dimens?o que o notici?rio vem ganhando, demonstra que se tem criado problemas dentro de problemas e, assim, ?em lugar da solu??o ? que se apequena - quando deveria ser r?pida e precisa -? se agigantam os contornos de uma crise de verdade.

Por qu?? O caso come?a quando o jornal Folha de S.Paulo revelou que o patrim?nio do ministro se multiplicou 20 vezes no per?odo de quatro ano.

Desdobra-se com as not?cias de que a empresa de consultoria do ministro faturou R$ 20 milh?es no ano eleitoral, receita comparada ? das grandes consultorias do Pa?s e, de not?cia em not?cia, des?gua na hip?tese do tr?fico de influ?ncia. Afinal, a vers?o divulgada pelo Planalto ? de que o valor de um ex-ministro da Fazenda ? muito alto. Como assim? Por qu? ? alto? Para que empresas o ex-ministro Palocci trabalhou? E que trabalhou realizou? Por que n?o foi (ou n?o vai) ao Congresso prestar depoimento? Quais os limites do sigilo em casos que envolvem personalidades p?blicas?

Assim, a rea??o em cadeia chegou a uma tr?plice consequ?ncia. A primeira, ?converge para o Congresso, com a paralisa??o da lei que pune o enriquecimento il?cito. A segunda coloca em quest?o a pr?pria presidente Dilma Rousseff. Como ela ir? agir? Onde se chegar? se os fios continuarem sendo puxados? Esse ? um aspecto da gest?o de crise. Seja qual for o caso, ? importante que o notici?rio reflua em lugar de se adensar. O segundo aspecto ? que o governo precisaria transmitir normalidade. N?o ? o que parece estar acontecendo. ?E h? ainda a eventual retra??o de investidores internacionais, que podem vir a perder a confian?a.

Na verdade, existe uma outra vers?o da crise Palocci (e do franc?s DSK) que se projeta para al?m, muito al?m dos fatos cotidianos.

O contexto da vida do atual ministro da Casa Civil que caiu quando era ministro da Fazenda por for?a do epis?dio da quebra de sigilo das contas do caseiro Francelino? Em parte sim. Afinal, o caso voltou a ser noticiado e, naquela vez, ficou evidente que Palocci errou. E errou feio. Tanto que n?o resistiu. Caiu. Mas h? uma quest?o maior que antecede, inclusive, a crise Francelino. Trata-se da vulnerabilidade da personalidade p?blica que, de repente, se encontra no meio de uma crise de comunica??o. Leia-se crise de gest?o ou de comportamento, por exemplo. Por que a crise n?o surge por gera??o espont?nea. ? impulsionada por algo que a antecede, como a pr?pria organiza??o social ou a presun??o que muitos indiv?duos cultivam em rela??o aos outros. ?

N?o h? sa?da. Ou se supera a crise, se demonstra que os fatos da raz?o trabalham a seu favor ou se perde a credibilidade. Se perde o cargo. Perde a confian?a. Inclusive porque aquele que ? sin?nimo de problema, aquele cujo os holofotes da opini?o p?blica iluminam como problem?tico e alvo de esquecimento, como se este fosse um reedi??o do ostracismo. O epis?dio que envolveu o franc?s Dominique Strauss-Kann, que a imprensa chama de DSK, ? uma prova incontest?vel. Da noite para o dia, perdeu tudo: o colossal or?amento de 900 bilh?es que geria como diretor do FMI, a possibilidade de vir a ser candidato socialista ?s elei??es na Fran?a e viu sua vida ser esmiu?ada pela m?dia. E tudo por qu?? Ainda n?o conseguiu restaurar a verdade dos fatos. Conseguir?? O tempo ir? dizer. Por?m, uma coisa ? certa: a crise precisa ser contornada antes que se alastre. ? como um inc?ndio. No m?ximo, na pior das hip?teses, precisa ser localizada. Caso contr?rio, perde-se o controle. Isto ? elementar.

Guardadas as propor??es, ?? o que Palocci precisa fazer. Ele precisa ir a p?blico, apresentar, ele pr?prio sua vers?o, ancorada em fatos. Defender-se.

Francisco Viana ? jornalista, mestre em filosofia pol?tica pela PUC-SP, consultor de empresas e autor do livro Hermes, a divina arte da comunica??o. ? diretor da Consultoria Hermes Comunica??o estrat?gica (e-mail: viana@hermescomunicacao.com.br)


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