De Salvador
Creio que merece aten??o especial o processo de diversifica??o um tanto vertiginosa dos enfoques - tipos de discurso - em teoria da m?sica e an?lise musical.
De um passado relativamente recente, onde havia uma certa estabilidade e hierarquia, com poucos enfoques ocupando a cena principal, estamos migrando para um campo de alta diversifica??o, com aspectos e perspectivas inovadores agrupando pesquisadores em torno de si.
Veja tamb?m:
? Caminhos da an?lise musical
? Compositor comenta rela??o entre m?sica e literatura
Para a forma??o em m?sica (p?s-gradua??o) essa situa??o traz desafios novos. Por exemplo: o impulso de especializa??o em geral exige um mergulho demorado num determinado contexto at? que o estudante-pesquisador possa chegar ao lugar onde se est? produzindo coisas novas. Esse impulso na dire??o do espec?fico acaba se associando ? dificuldade de acompanhar a prolifera??o de discursos e m?todos. Produz um efeito de cegueira muito especial.
Ora, n?o acredito em especializa??o sem vis?o do todo. Acho que ? engodo. Mas at? quando ser? poss?vel defender uma vis?o do todo? Por isso, me distraio colecionando essas 'janelas' ou 'horizontes tem?ticos' que s?o basicamente anota??es para lembrar a mim e meus alunos dire??es importantes de seguir.
Um outro problema bem distinto tamb?m ocorre. Essa multiplicidade de solu??es anal?ticas acaba gerando muitas vezes o aluno ou leitor-borboleta - qui?a o professor-borboleta. Ele leu pequenos peda?os de muitas teorias, mas n?o consegue conceber nada em profundidade.
N?o esperem o rigor ou abrang?ncia das tradicionais refer?ncias bibliogr?ficas. Optei por nomear cada 'horizonte', mencionar alguns dos conceitos envolvidos, e citar poucos autores (por exemplo... fulano). Embora esteja listando a? mais de cem pensadores, ficou muita gente boa de fora - afinal, ? s? um apontamento.
Os horizontes tem?ticos (ou janelas) n?o s?o estanques. Elas se tocam, se misturam e mesmo se interpenetram de diversas formas. A diversifica??o acaba aumentando essas ?reas de contato. Vai ficando evidente que outras formas de classificar e apresentar o material poderiam ser desenvolvidas.
H? certamente algumas dire??es que ainda n?o est?o registradas. Dentro em breve estarei publicando uma lista maior ainda - possivelmente. Mas h? tamb?m uma tend?ncia a cristalizar novos temas de s?ntese, que re?nem numa s? dire??o contribui??es de v?rias ?reas.
?reas que crescem muito, como ? o caso das an?lises cognitivas, tendem a absorver uma s?rie de conte?dos de ?reas mais antigas. Um exemplo cl?ssico ? o de Fred Lerdahl e Jackendoff (GTTM) que reuniram num ?nico esfor?o a teoria do ritmo, an?lise shenkeriana e ?rvores lingu?sticas, tudo isso em prol de um enfoque cognitivo. Foi em 1983, muita ?gua j? passou embaixo da ponte.
Por que isso est? acontecendo com o universo da teoria e an?lise musical? Essa ? uma boa pergunta. Certamente nos fala de uma insatisfa??o com o 'estado da arte' anterior. Segue, portanto, o rumo da mar? p?s-moderna? Isso nos fala tamb?m da possibilidade de criar ?reas e sub-?reas com relativa facilidade. Exagerando, podemos falar em modismos e ondas. Portanto, uma fluidez dos conceitos, crit?rios e valores? S?o os tempo l?quidos de Bauman afetando a teoria da m?sica?
E o que devemos esperar para os pr?ximos anos? A expans?o vai continuar ou vai haver uma reordena??o capaz de restaurar um ambiente de estabilidade hier?rquica direcionada?
Seguem as anota??es, que, com certeza, podem garantir alguns anos de leitura aprofundada, e certamente algumas inquieta??es:
Horizontes Tem?ticos:
1. Teoria e musicologia tradicionais (projetadas nos cursos de gradua??o)
tags: an?lise harm?nica, forma, estilos, contraponto, etc...
por exemplo (em uso pedag?gico): S. Kostka, D. Green, Grout, Fux etc...
2. An?lise Schenkeriana
tags/conceitos: redu??o, prolonga??o e estrutura, Ursatz e Urlinie, Kopfton, etc...
por exemplo: Heinrich Schenker, F. Salzer, A. Forte, D. Beach, etc...
3. An?lise Mot?vica (e Grundgestalt)
tags: motivo, basic shape, Grundgestalt, developing variation etc...
por exemplo: A. Sch?nberg, R. Reti, D. Epstein, Pearsall, Paulo Lima, Dudeque, etc...
4. Teoria p?s-tonal (e enfoques 'cong?neres' tais como GIS, contornos etc...)
tags: conjunto de classe de notas, opera??es, m?dulo 12, espa?o etc...
por exemplo: M. Babbitt, A. Forte, D. Lewin, R. Morris, J. Rahn, J. Straus, Michael Friedmann. Marcos de Silva (contorno)
5. Teoria do ritmo (e temporalidade)
tags: hiperm?trica, acento, grouping, propor??es, temporalidade etc...
por exemplo: Leonard Meyer, Fred Lerdahl, J. Kramer, J. Lester, C. Hasty, etc...
6. Teoria da composi??o (teorias sobre o processo do compor)
tags: o processo do compor, sistema-obra, problema composicional, limites, bottom-up vs top-down, ciclo composicional, etc...
por exemplo: Sch?nberg, Stravinsky, Babbitt, Cage, Wolpe, Br?n, Laske, Reynolds, S. Blum, Widmer, Willy Oliveira, F. Cerqueira, J.Oliveira, W. Smetak, A. Cunha, R. Caesar
7. An?lise musical e semiologia/semi?tica, narratividade, sem?ntica; m?sica e texto; m?sica e literatura; intertextualidade
tags: signo musical, narrativa, modelo tripartido, plot, dialogicidade etc...
por exemplo: Nattiez, Molino, Tarasti, Lewin, Karl, Kristeva, Agawu, Souza Correa etc...
8. Perspectivas anal?ticas trazidas pela 'new musicology', criticism, post-modernism, new historicism, post-colonialism, post-structuralism...
tags: feminismo, g?nero, patriarcalismo, cr?tica dos c?nones, ?pera e desejo, protagonista da composi??o, m?sica absoluta etc...
por exemplo: McClary, Lawrence Kramer, Kerman, Treitler, Agawu, Eagleton, Chua... (aqui um verdadeiro saco de gatos de tend?ncias diversificadas...)
9. An?lise e Cogni??o
tags: 'formal description of musical intuitions', well-formedness and preference rules, formal Grammar, conceptual models, blending, categorization, paths, mental images, por exemplo: Meyer, Narmour, Deutsch, Lerdahl e Jackendoff, Zbikowski, Brower etc..
10. Enfoques comparativos; estilo; tradi??es populares; m?sica popular
tags: estilo, transcri??o, cantometrics, estat?stica, etc?
por exemplo: N. Cook, Kassler, Meyer, M. Herndon, Nettl, A. Lomax, P. Escot, Middleton, A. L?hning, M. Ulloa etc...
11. Sociologia da m?sica
tags: historicidade, dial?tica, m?sica e sociedade,
por exemplo: Max Weber, Adorno, Howard Becker, Richard Peterson
12. Fenomenologia aplicada ? m?sica
tags: time, space, feeling, play, 'excesso de teoria', experi?ncia, percep??o
por exemplo: Merleau-Ponty, Dufrenne, Paul Clifton, Ferrara
13. M?sica e movimento; Energ?tica
tags: musical forces, gravity,
por exemplo: Ernst Kurth, Lee Rothfarb
14. An?lise e gesto
tags: musical thought is grounded in embodied experience, gravity, magnetism, inertia.
por exemplo: Hatten, Lidov, Larson, Anthony Gritten, Elaine King, Monelle, London
15. An?lise neo-Riemanniana (arose in response to analytical problems posed by chromatic music that is triadic but not altogether tonally unified)
tags: 'triadic post-tonality', common tone maximization, parsimony relations, toggling,
por exemplo: Riemann, Lewin, Brian Hyer, Richard Cohn, Weitzmann, Klumpenhouwer, Pedro Augusto Dias.
16. An?lise de m?sica eletr?nica
tags: sound sources, espectrogramas, espacializa??o, layers
por exemplo: Mary Simoni, Norman Adams, Laura Zattra, Michel Chion, Carole Gubernikoff, Silvio Ferraz
17. An?lise do timbre; an?lise e ac?stica (inclui m?sica espectral)
tags: an?lise e s?ntese de sons dos instrumentos musicais, an?lise do sinal musical, s?ntese aditiva, spectral envelopes
por exemplo: James Beauchamp, Judith Brown, John Hadja, Danuta Mirka, Tristan Murail, G?rard Grisey, Jos? Augusto Mannis.
18. An?lise e interpreta??o
tags: an?lise como performance e vice-versa, performance direcionada pela an?lise
por exemplo: Wallace Berry, Nicholas Cook, Diana Santiago
19. M?sica e psican?lise
tags: 'objeto transicional', sublima??o, identifica??o, superego selvagem, puls?o invocante.
por exemplo: Freud, Sterba, Anzieu, Kohut, Didier Weil,
20. An?lise musical e filosofia
tags: 'm?sica e platonismo', 'm?sica e nominalismo', 'm?sica e representa??o'
por exemplo: Lydia Goehr, Peter Kivy
21. An?lise de m?sica para filme (audiovisual)
tags: diegesis and non-diegesis, control precedence, situational meaning, apparent reality, change, closure
por exemplo: Cecil Austin, A. J. Cohen, G. Burt, F. Kaarlin, R. Prendergast, James Tobias
22. Neuromusicologia
tags: artificial neural networks, neural processing of complex sounds, musical imagery, neurobiology of harmony perception, music centers in the brain
por exemplo: Tramo, Isabelle Peretz, Robert Zatorre, John Brust, Eckart Altenm?ller
23. An?lise e computa??o (computational musicology)
tags: algoritmo, representa??es da partitura, creation of systems to assist the analyst, implementation of analytic system, repertoires in machine readable base.
por exemplo: Hiller, Bo Alphonse, Laske, D. Cope, Bent, Camilleri, Pedro Kroger, Baroni.
24. Teoria da textura; Orquestra??o
tags/conceitos: densidade, progression and recedssion, tipologia, ritmo textural
por exemplo: Wallace Berry, Leonard Ott, Richard DeLone, Wellington Gomes
25. Hibrida??es e novos emergentes
H? uma tend?ncia crescente a desenvolver enfoques que se ap?iam em mais de uma das ?reas citadas, em busca de novas s?nteses conceituais abrangentes;
tags: segmenta??o, motivo em Schenker,
26. Meta-an?lise
tags: 'fam?lias anal?ticas', an?lises poieticas, an?lises est?sicas, m?todo ecl?tico, epistemologia da an?lise
por exemplo: Nattiez, Dahlhaus, Nicholas Cook, Ferrara.
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